TURISMO BAGE
Secretaria de Turismo de Bagé

Ponte Seca - Av. Presidente Vargas

    A “Ponte Seca” foi projetada por Eugênio Oberst. A execução da obra foi feita pelo seu filho, Carlos Frederico Salton Oberst. Segundo informações da família, foram utilizadas “três cargas de carroça” de parafusos, para o término da ponte.

    A história da chegada da estrada de ferro em Bagé tem início com a assinatura do contrato em 15 de abril de 1874. Este contrato previa a construção da estrada Rio Grande – Alegrete, passando por Bagé. Em 02 de dezembro de 1884, foi inaugurada a linha férrea da cidade de Rio Grande a Bagé, com uma extensão de 280.273 metros. Corriam dois trens diários, um em cada direção, exceto aos domingos.

    A primeira composição tracionada pela locomotiva, denominada “Itapevi”, já havia trafegado em 28 de março de 1896. Nas segundas, quartas e sextas, corria um trem de ida e volta neste trecho.

    A ligação Bagé – Cacequi completou-se no ano de 1900. A Ponte Seca foi estabelecida em janeiro de 1897, por ocasião da inauguração do trecho Bagé - São Sebastião, no auge do período saladeiril da cidade, tendo, então, papel importante para o desenvolvimento da economia local.

    No ano 2000, este local foi declarado patrimônio histórico de Bagé. Localizada na Av. Presidente Vargas entre as ruas Caetano Gonçalves e 20 de setembro.



Dry bridge


    The “Dry Bridge” was designed by Eugênio Oberst. The work was carried out by his son, Carlos Frederico Salton Oberst. According to information from the family, “three cart loads” of screws were used to complete the bridge.

    The story of the railroad's arrival in Bagé begins with the signing of the contract on April 15, 1874. This contract foresaw the construction of the Rio Grande – Alegrete road, passing through Bagé. On December 2, 1884, the railway from the city of Rio Grande to Bagé was inaugurated, with an extension of 280,273 meters. Two trains ran daily, one in each direction, except on Sundays.

    The first train powered by the locomotive, called “Itapevi”, had already traveled on March 28, 1896. On Mondays, Wednesdays and Fridays, a round-trip train ran in this stretch.

    The Bagé – Cacequi connection was completed in 1900. The Ponte Seca was established in January 1897, on the occasion of the inauguration of the Bagé - São Sebastião stretch, at the height of the city's saladeiril period, thus playing an important role in the development of the local economy.

    In the year 2000, this place was declared historical heritage of Bagé. Located on Avenida Presidente Vargas between Caetano Gonçalves and 20 de Setembro streets.


Versão em espanhol - Unipampa Campus Bagé:

Coordenação do Projeto: Profa. Aden Rodrigues Pereira
Professora Responsável pela versão em espanhol: Profa. Isaphi Marlene Jardim Alvarez

Discente tradutora: Ana Carolina Ferreira Borges

 

Puente Seca


    El “Puente Seco” fue proyectado por Eugênio Oberst. La ejecución de la obra fue hecha por su hijo, Carlos Frederico Salton Oberst. Según informaciones de la familia, se utilizaron "tres cargas de carro" de tornillos, para el término del puente.

    La historia de la llegada del ferrocarril a Bagé comienza con la firma del contracto el 15 de abril de 1874. Este contracto preveía la construcción de la carretera Río Grande – Alegrete, cruzando por Bagé. El 02 de diciembre de 1884, fue inaugurada la línea férrea de la ciudad de Río Grande a Bagé, con una extensión de 280.273 metros. Corrían dos trenes diarios, uno en cada dirección, excepto los domingos.

    La primera composición a circular por la locomotiva, denominada "Itapevi", ya había traficado el 28 de marzo de 1896. A los lunes, miércoles y viernes, corría un tren de ida y vuelta en este tramo.

    La conexión Bagé – Cacequi se completó en el año 1900. El Puente Seco fue establecido en enero de 1897, por la ocasión de la inauguración del tramo Bagé - San Sebastián, en el pico del período saladeril de la ciudad, teniendo entonces papel importante para el desarrollo de la economía local.

     En el año 2000, este sitio fue declarado patrimonio histórico de Bagé. Localizado en la Av. Presidente Vargas entre las calles Caetano Gonçalves y 20 de septiembre.



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