TURISMO BAGE
Secretaria de Turismo de Bagé

Dia do Patrimônio - RS

De: 14/08/2021 até: 14/08/2021

14 e 15 de agosto

Chegamos à 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, data comemorativa em que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) convida os municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, gestores e produtores da cultura para desenvolverem atividades voltadas ao reconhecimento, sensibilização, valorização e preservação do patrimônio cultural.

A celebração foi decretada em 2019 e, desde então, é fomentada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da atuação da Secretaria de Estado da Cultura. Esse marco é o começo da promoção de futuras atividades que envolvam cada vez mais a comunidade com seu patrimônio cultural, ao ser espectadora e mediadora das programações culturais. Acreditamos que o cidadão, ao reconhecer o patrimônio cultural da sua região, atuará ativamente na sua valorização e preservação. Vida longa ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural!

Em 2020, abordamos a temática do patrimônio imaterial. Refletimos juntos sobre as diversas narrativas da cultura gaúcha, tais como as formas de expressão; os modos de criar, viver e fazer; as criações artísticas e científicas; os saberes tradicionais; os esportes; as manifestações lúdicas; as celebrações e os lugares. Os desafios da adaptação digital impuseram que adaptássemos as programações para o meio virtual. Nesse contexto, foi criado o perfil do Dia Estadual do Patrimônio nas redes sociais, permitindo uma comunicação ainda melhor, com todos que estavam desenvolvendo e participando das programações. Em contrapartida, as redes sociais aprimoraram ainda mais a comunicação e popularização do Dia do Patrimônio, permitindo universalização do acesso e transversalidade com as ações desenvolvidas em outros estados brasileiros.

O patrimônio cultural pode ser definido como um conjunto de saberes e manifestações de uma comunidade, que lhes confere traços identitários próprios. A memória coletiva de um povo pode ser identificada em lugares, objetos, festas, receitas culinárias, saberes medicinais tradicionais, entre outras representações que carregam significados das formas de viver, constituindo sua cultura.

São as práticas, os saberes e as manifestações culturais que fazem de cada povo ou comunidade únicos. Por isso, é imprescindível que os grupos sociais reflitam e se mobilizem em relação ao seu próprio patrimônio. No intuito de envolver a comunidade no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, trazemos como temática para o 3º Dia Estadual do Patrimônio, a Educação Patrimonial.

O patrimônio cultural do Rio Grande do Sul é muito rico e diverso, merece ser reconhecido, valorizado e preservado. Por isso, as ações do Dia do Patrimônio se estendem por todo o estado, para que possamos pensar a identidade do povo gaúcho a partir de sua totalidade e diversidade.

Nesse sentido, convidamos todos a participarem com atividades de sensibilização e valorização do patrimônio cultural regional, com ações que visem, especialmente, ao diálogo com a comunidade local. Todas as ações propostas serão divulgadas pela Secretaria de Estado da Cultura, através do site oficial e das redes sociais.


Desenvolvido por Vitrine Brasil | X